Projeto de Metodologia do Ensino - A oralidade na e para a escrita



 A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

 O trabalho com a linguagem se constitui num dos eixos básicos  para a aprendizagem, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.

Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.

A  oralidade ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem tanto oral, quanto escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de Comunicação e Expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.

Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. 






Postagens mais visitadas deste blog

Narrativas em Educação - conteúdo explicativo e slides aula